Avaliação fonoaudiológica atraso de linguagem

Avaliação fonoaudiológica atraso de linguagem com atividades que podem ser divididos em 4 categorias básicas: testes padronizados, protocolos não padronizados, observação comportamental e escalas de desenvolvimento. Tanto os testes como os protocolos não padronizados de avaliação de linguagem são estruturados para investigar as diversas dimensões da linguagem, a saber, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e implicam em algum nível de oralidade.

Essas atividades para educação infantil irá ajudar a desenvolver “de forma divertida as competências ligadas à leitura como a correspondência grafo-fonética (correspondência letra-som), fusão fonética e fusão silábica, trabalhando vários tipos de sílabas (das mais fáceis às mais difíceis) e os casos especiais da Língua Portuguesa”.

Avaliação fonoaudiológica atraso de linguagem

Jogos com Bola: Aumenta a atenção individual ou conjunta da criança aos comandos verbais.

Dica: Durante a brincadeira realizar ordens simples como “Joga pro papai”, “Pegue a bola”, “Chuta”, “Cadê a bola?”

Blocos de plástico e madeira: Melhora a concentração compartilhada, troca de turnos, atenção aos comandos verbais e vocabulário.

Dica: Nomear as cores durante a brincadeira, deixar que a criança escolha qual cor irá colocar, alternar a vez de colocar as peças.

Brincar de esconder: Fortalece  a atenção compartilhada, habilidade auditivas com jogos.

Dica: Esconder objetos sonoros para que a criança encontre, ir mudando de lugar para manter a atenção da criança no mesmo estímulo, utilizar bichos de pelúcia e de borracha e ir nomeando, perguntando à criança “onde está o sapo”? “Cadê o pato?”

Brincar com Músicas – Desenvolve o vocabulário, as habilidades auditivas e trocas de turnos comunicativos.

Dicas: Cantar a mesma musica uma hora bem baixinho, outra hora mais forte, uma vez mais rápido, outra vez devagar.