A Lenda da Caipora

Montado em um porco selvagem, o caipora anda nu pela floresta e domina todos os animais. De acordo com a lenda, ele ataca os caçadores que não cumprem os acordos de caça feitos com ele. Assim como o Curupira, de quem possui um parentesco, sua missão é proteger os animais da floresta.

 

Forma de agir

De acordo com a lenda, o Caipora é o terror dos caçadores que caçam além das necessidades. O Caipora usa todos seus conhecimentos sobre a vida na floresta para fazer armadilhas para os caçadores, destruir suas armas e bater nos cães de caça. O caipora assusta os caçadores, reproduzindo sons da floresta, além de modificar os caminhos e rastros para fazer com que os caçadores se percam na floresta.

Ainda diz a lenda que aos domingos, sextas-feiras e dias santos o Caipora age com mais força e de maneira mais intensa. Uma forma de escapar da ação do Caipora é oferecer-lhe fumo de corda e outros presentes, que devem ser deixados próximos ao tronco de uma árvore, de preferência numa quinta-feira. Mesmo assim, não é garantia de que o Caipora não irá agir, pois dizem que ele pode ser traiçoeiro.

Caipora é uma entidade da mitologia tupi-guarani. A palavra “caipora” vem do tupi caapora e quer dizer “habitante do mato”

 

Folclore Brasileiro

No folclore brasileiro, é representada como um pequeno índio de pele escura, ágil, nu, que fuma um cachimbo e gosta de cachaça.

Há muitas maneiras de descrever a figura que amedronta os homens e que, parece, coloca freios em seus apetites descontrolados pelos animais.

Pode ser um pequeno caboclo, com um olho no meio da testa, cocho e que atravessa a mata montado num porco selvagem; um índio de baixa estatura, ágil; um homem peludo, com vasta cabeleira.

Nas lendas tupis, o caapora é representado ora como uma figura de um pé só, à maneira do saci, ora com os pés virados para trás, simbolizando por isso, como diz João Ribeiro, ‘a pessoa que chega tarde e nada alcança'”.

 

Lenda Caipora da turma do folclore

História da Caipora, esta querida indiazinha da Turma do Folclore, amiga da natureza e dos animais da floresta, que adora brincar na com seus amigos Saci Perere, Iara e Curupira do Folclore Brasileiro.

 

CAIPORA, A INDIAZINHA (Letra da Música):

Caipora, Caipora
Indiazinha vai pela floresta afora
Caipora, Caipora
Indiazinha vai pela floresta afora

O porquinho é o seu melhor amigo
Por todo canto, está contigo
Se escondem no buraco do tatu
E se enrolam com a cobra no bambu

Caipora, Caipora
Indiazinha vai pela floresta afora
Caipora, Caipora
Indiazinha vai pela floresta afora

Com o sapo ela dança na lagoa
Com a coruja, fica a toa
O preguiça tá tirando uma soneca
E a onça pintadinha corre a beça

Caipora, Caipora
Indiazinha vai pela floresta afora
Caipora, Caipora
Indiazinha vai pela floresta afora

 

Música da Caipora